Compras de Páscoa 2020: Dicas importantes para economizar

Pascoa 2020: como economizar

Como já era de se esperar, as compras da Páscoa 2020 ficaram mais caras para nós brasileiros. Preços inflacionados e embalagens cada vez menores acabam, por vezes, nos fazendo querer arrancar os cabelos. Para os mais modestos (e menos exigentes) as compras de páscoa acabam sendo mais tranquilas, mas principalmente para quem tem filhos, sobrinhos, afilhados ou netos, a história é outra!

Por isso, a BOMSIM gostaria de dar algumas dicas para que você não acabe se complicando na hora de garantir os presentes de páscoa para familiares e amigos.

1. Evite os ovos temáticos

Sim, essa é a primeira e uma das dicas mais importantes se você quer economizar. Os ovos temáticos são os mais caros, pois são, em tese, os mais bonitos e os mais procurados. Mas não se engane, em termo de presente é o pior custo-benefício.

Para se ter uma ideia, no ano passado um familiar meu comentou que foi ao supermercado fazer as compras da páscoa e o filho dela queria um ovo da HotWheels. O que ela fez? Colocou o ovo numa cestinha e em outra pôs um HotWheels, 3 Kitkats, 1 barra de chocolate, uma caixa de BIS, M&Ms, 4 Tortuguitas, uma caixa de Lollo, Cookies e bolinho Duo.

Adivinha qual das cestas o menino escolheu? Obviamente a que possui muito mais chocolate e ainda vinha com um HotWheels “de brinde”. Nessa brincadeira, ela ainda conseguiu economizar 10 reais, além de ensinar ao filho, mesmo que indiretamente, como fazer uma boa gestão de investimento e optar pelo melhor custo-benefício.

2. Compre pela internet

Talvez você não saiba, mas é possível fazer as compras da páscoa 2020 pela internet, tendo o benefício de poder pesquisar amplamente pelos melhores preços, receber em casa e evitar longas filas no supermercado. 

Se você tiver cartão de crédito da loja fica ainda mais barato. No Submarino, por exemplo, os clientes que possuem o cartão de crédito com a bandeira da rede têm direito a desconto de 10% e podem financiar a compra desde que o valor de cada parcela seja superior a R$ 29.

3. Não compre na última hora

Quanto mais perto da data comemorativa, mais caras ficam as opções de chocolate. Isso é regra básica. Por este motivo, faça tudo com antecedência e compre algumas semanas antes da Páscoa 2020. Dessa forma você ganha tempo e principalmente poupa dinheiro, 

Além disso, programar-se garante que você se lembre de todos os seus familiares e amigos, e consiga as opções mais baratas, pesquisando dentro dos estabelecimentos e fazendo comparações. Isso também garante que você compre compre os melhores chocolates, já que as lojas estarão com maior estoque e não somente com aqueles ovos quebrados ou amassados.

4. Estipule um valor máximo para os seus gastos

Você não gastará mais do que pode se já ter estipulado quanto pode gastar. E para isso, as planilhas são ótimas ferramentas. Elabore uma com todas as pessoas que você deseja presentear (uma dica é focar nas pessoas mais próximas) e depois divida o valor que você pode gastar pelo número de pessoas. Dessa forma, você terá uma média de quantos reais poderá gastar por pessoa. 

Dessa forma, é possível, por exemplo, verificar se há a necessidade de substituir um ovo de chocolate por outro, incluir ou – infelizmente – excluir algum de seus presenteados, garantindo que as suas compras não saiam do limite pretendido.

5. Parcele suas compras da Páscoa 2020 com cartão de crédito consignado

Uma pesquisa feita pela Serasa Experian revelou que cerca de metade das vendas da Páscoa 2020 será feito com pagamento a prazo. De acordo com a pesquisa, o meio de pagamento mais utilizado nas vendas parceladas será o cartão de crédito.

Mas se você lê nosso blog regularmente sabe da encrenca que é o juros rotativo do cartão de crédito. É muito mais vantajoso fazer essas compras com o cartão de crédito consignado. Os juros são menores, não possui anuidade, não consulta SPC e Serasa, entre outras inúmeras vantagens para servidores públicos, pensionistas, aposentados e militares das forças armadas.

6. Faça seus próprios ovos de Páscoa

Se você leva jeito na cozinha, a escolha mais barata que você pode tomar é fazer seus próprios ovos e chocolates. Forminhas de plástico para ovos, barras de chocolates, nozes, frutas secas e demais itens para recheios são encontrados facilmente, basta soltar a criatividade! Além disso, existem muitas ideias deliciosas para a confecção de seus ovos, basta pesquisar na internet.

7. Não deixe a sua páscoa 2020 passar em branco

Branco só se for chocolate! Mesmo se você não puder investir muito nas compras de Páscoa não deixe de comemorá-la. Os brasileiros ultimamente tem tido poucos motivos para comemorar, por isso, compre o que puder e, mais importante, invista no relacionamento com a sua família. A Páscoa é uma data muito significativa, principalmente para os cristãos. Por isso, comemore, ria, coma bastante e curta com a família.