Dicas práticas de como você pode economizar com o carro

Economizar com o carro não é complicado se seguirmos alguns hábitos sustentáveis, ainda mais sabendo que um carro já gera uma despesa importante no seu orçamento. Muitos dizem que o importante não é só saber dirigir, mas como dirigir! E podemos dizer que isso é verdade. 

Alguns hábitos podem fazer com que seu carro perca eficiência. Esses hábitos muitas vezes vem de más interpretações, manias e conceitos populares que muitas vezes não são corretos. A verdade é que carro é igual família: precisa de cuidados e investimento.

Se você está pensando em comprar, trocar ou simplesmente anda preocupado em economizar com o carro, saiba que mudar a forma de dirigir e cuidar do carro é um desafio, principalmente para quem faz da mesma forma a vida inteira. E nós gostaríamos de desafiar você! Separamos alguns dos principais conselhos de especialistas sobre automóveis. E você vai ver que não é nada complicado.

Como economizar combustível

Ao dirigir é sempre importante lembrar: mais velocidade, mais combustível o carro consome. Ainda mais dentro da cidade onde você precisa frear com frequência. É por isso que um automóvel gasta bem mais na cidade do que na estrada. 

Quanto menor a rotação, maior a economia. Procure dirigir na velocidade indicada na sinalização. Não passar dos 100 km/h representa uma economia significativa. 

Na troca de marcha é possível economizar combustível também: não estique, evite ultrapassar os 3000 RPM, troque assim que atingir a velocidade necessária. Quando possível, maneire o pé na 5ª marcha, o carro mantém a velocidade e economiza.

Outra dica é utilizar o ar-condicionado apenas quando necessário. Isso porque ele é responsável por cerca de 20% de aumento no consumo de combustível. Para ajudar nessa tarefa, vale a pena procurar uma sombra sempre que for estacionar e usar insulfilm nos vidros.

Também vale desligar o carro sempre que estiver parado por mais de 20 segundos. Afinal, um carro ligado, mas parado, pode representar um gasto de 1 a 2 litros de combustível por hora, dependendo do tamanho do motor e do uso do ar-condicionado.

Além disso, mantenha os pneus calibrados, abasteça em postos confiáveis, se livre do peso desnecessário, evite frear bruscamente e tenha sempre as revisões em dia. Tudo isso ajuda a economizar com o carro.

Faça manutenção preventiva

Para evitar maiores danos e surpresas desagradáveis para o bolso é muito importante seguir as recomendações do fabricante para a manutenção do automóvel, inclusive em relação à troca de fluidos e filtros. Um filtro de ar sujo, por exemplo, diminui o fluxo de ar para o motor e prejudica a mistura de ar e combustível ideal para um bom rendimento.

Além disso, o brasileiro troca muito de carro. A média é uma vez a cada 1,7 anos! Isso faz com que perca muito dinheiro, pois cada vez que o carro sai da concessionária, pode perder até 15% a 20% do valor. Uma manutenção sempre em dia faz o carro durar bem mais e faz você economizar com o carro.

Carros menores gastam menos

Se você possui um carro grande, procure trocar por um menor. Quanto maior o carro, mais ele gaste com combustível, seguro, pneus, lavagem, estacionamento. Uma dica é olhar a tabela do Inmetro para ver se o carro é econômico.

Mantenha seu radiador saudável

Cuidar do radiador é uma forma inteligente de evitar futuros problemas. Mantenha a água sempre em nível adequado e troque o fluido de radiador sempre de ano em ano. O fluido é responsável por estabilizar a temperatura da água e do motor, impedindo que o desempenho do carro seja afetado negativamente e que o motor gaste ainda mais combustível. Além disso, evita o carro ferver.

Não gaste mais com Lava Rápido

Se uma lavagem custa R$50 e você costuma fazer uma por mês, no final do ano você estará economizando R$600,00. Você vai economizar bastante dinheiro com isso. 

Os lava-rápidos são uma mão na roda, literalmente. Mas se você faz muita questão de ter o carro sempre limpinho, que tal reunir as crianças num final de semana e colocar todo mundo pra ajudar a limpá-lo?!

Busque um seguro mais barato

Se você quer economizar com o carro pesquise por seguros mais em conta. Há, por exemplo, um seguro apenas contra roubos e furtos, outros só contra acidentes causados por terceiros. 

Mantenha o IPVA em dia

Se você pagar o IPVA na data certa pode escolher qual é a melhor opção para o seu bolso. É possível dividir o valor em até três vezes ou pagar antecipado à vista para receber desconto dependendo da cidade onde vive.

Em alguns estados brasileiros, pessoas com deficiência de mobilidade têm isenção total do IPVA. A regra vale para carros novos e seminovos, sendo que a solicitação deve ser feita de forma oficial na Secretaria de Estado da Fazenda de cada município.

Para isso, é preciso levar documentos pessoais e um laudo médico que ateste a incapacidade motora. Apenas um veículo pode ser comprado por pessoa com este desconto e a lei vale para veículos de transporte de passageiros, como o táxi. Se você se enquadra nos quesitos de isenção, vai economizar dinheiro com o IPVA.

Escolha o combustível certo

Quem tem um carro flex e pode escolher entre etanol e gasolina não deve deixar essa decisão ao acaso. Existe uma conta simples que aponta qual combustível está com a melhor relação custo-benefício no momento do abastecimento.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, só vale a pena abastecer com etanol quando ele custar até 70% do preço da gasolina. A dica é dividir o valor do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for menor que 0,7, a melhor opção é mesmo o etanol.

Para ajudar na missão de encontrar postos com melhores preços, você pode contar com aplicativos como o Preço dos Combustíveis, para Android. O app permite que você identifique os preços nos postos de gasolina mais próximos e ainda navegue separadamente por Álcool, Gasolina ou Diesel.

Conte com a BOMSIM para economizar com o carro

Caso você precise daquele empurrãozinho financeiro para deixar seu carro em dia com as manutenções e/ou documentos, saiba que a BOMSIM tem a melhor modalidade de crédito para quem é aposentado, pensionista, funcionário público ou militar das forças armadas: o Crédito Consignado!

Com ele, você pega mil reais emprestado e paga uma parcelinha de 28 reais por mês! É menos de 1 real por dia. Passe em uma das nossas lojas e faça uma simulação.