Como se prevenir contra golpes de empréstimos consignados

Ao mesmo tempo em que o empréstimo consignado passou a ganhar espaço no mercado financeiro, surgiram também os aproveitadores. Usufruindo desta crescente modalidade de empréstimo, esses aproveitadores aplicam golpes dos mais simples e acabam destruindo o sonho de muitas pessoas.

O avanço tecnológico sempre traz benefícios e, na bagagem, inevitavelmente, as pessoas que aproveitam para praticar o mal. Hoje, os golpes mais comuns são os feitos por telefones, mas eles estão chegando também pela internet.

Vemos diariamente fotos sendo vazadas, sites de banco clonados, e-mails suspeitos e grandes oportunidades de negócio com baixíssimo custo e alta lucratividade, o que acaba pescando muitas pessoas ingênuas. É preciso tomar muito cuidado para não ser enganado e prejudicado por esses terroristas digitais.

Uma nova modalidade que surgiu agora foi o empréstimo pela internet. Não se preocupe, existem muitas empresas sérias e que prestam um serviço de qualidade, mas como citado, há também aqueles que se aproveitam da ingenuidade para se beneficiar.

Nós da BOMSIM nos preocupamos com o a segurança e o bem-estar de nossos clientes e não gostaríamos de vê-los caindo na lábia de aproveitadores que só pensam em tirar dinheiro de quem está precisando dele.

Por isso, criamos este breve guia para ajudar você a não cair nas armadilhas dos golpistas.

Cuidado com os empréstimos feitos pela internet

Hoje em dia, o primeiro lugar que geralmente buscamos nos informar sobre qualquer coisa é a internet. Com empréstimos não é diferente! Mas como nem tudo são flores, saiba que se existe um lugar que é território favorito desses golpistas, esse lugar é a internet.

Muitas pessoas caem em anúncios que prometem facilitar o processo do empréstimo, mas na realidade é apenas uma máquina de roubar dinheiro alheio.

Aqui vão algumas dicas importantes sobre empréstimos online:

1. Conheça a empresa

Navegue “de cabo a rabo” pelo site. Questione tudo! Entre na seção “Quem somos”, “Política de Privacidade” e “Termos de uso”. Desconfie de textos mal escritos, imagens em baixa qualidade, erros e bugs esquisitos no site.

Vai a fundo e busque mais informações sobre a empresa. Geralmente, esses golpistas tentam se passar por empresas reais, com CNPJ, endereço e tudo. Desconfie sempre! Visite sites de reclamação, como o Reclame Aqui, procure pelas páginas em redes sociais, enfim, use o Google ao seu favor.

Caso não encontre nada sobre o site que oferece empréstimo, está aí um forte indício de fraude.

2. Confira se a empresa é autorizada pelo Banco Central do Brasil

Apenas instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil podem oferecer serviços de crédito pessoal, consignado ou qualquer outro tipo de empréstimo. Portanto, desconfie de contratações oferecidas por empresas que não sejam bancos, financeiras ou seus representantes oficiais.

3. Procure por certificado de segurança

Geralmente, você consegue identificar site fraudulentos verificando se eles têm certificado de segurança. Este certificado é um cadeado verde fechado que aparece na barra de endereço do site. Para ter este certificado, o site passa por processo de auditoria e certificação o que garante sua legalidade.

4. Nunca pague adiantado

Nenhuma instituição financeira ou bancos pedem pagamento adiantado para liberar crédito. Esta é a forma que os golpistas aplicam suas fraudes. Ele faziam isso por telefone e agora fazem através da internet.

Na dúvida, procure uma empresa offline e realize seu empréstimo com segurança. Não dê margem para o agir destes golpistas digitais. Segurança deve estar em primeiro lugar quando o assunto é o seu dinheiro.

Conheça o banco ou a financeira

Antes de optar por empréstimo, seja ele pela internet ou não, você precisa conhecer a empresa. Não estou me referindo a ser amigo do dono, ir em um happy hour com os funcionários, não é isso, mas antes de assinar o contrato, pergunte-se se você conhece a instituição. Ela tem credibilidade? Você conhece alguém que fez empréstimo por esta empresa? O que falam dela na internet?

Muitas vezes optamos pelo mais fácil e acabamos caindo em uma furada. Sempre opte pela segurança, afinal é a sua vida e a vida de sua família que está em jogo. Não aposte e não arrisque, vá pelo que é certo!

Preste atenção em todo o processo

Depois de escolher a instituição, preste atenção no processo. Como assim? Eu explico. Por mais que a empresa seja conhecida, não confie cegamente. Como mencionei, é a sua vida e da sua família que está em jogo.

Prestar atenção no processo é analisar os serviços que a instituição possui, como ela faz para facilitar o empréstimo, o que ela sugere na hora da negociação, essas coisas. Para facilitar ainda mais, vou dar alguns exemplos de golpes comuns:

  • Venda casada: Muitas instituições tentam empurrar algum outro serviço que eles possuem junto com o empréstimo. Isso quando não fazem por debaixo dos panos. Muitas vezes colocam esta venda casada como obrigatório.
  • Empréstimo em nome de terceiros: Não caia nessa “excelente ideia”. Quando você não passa na avaliação de crédito para o empréstimo, algumas instituições permitem fazer em nome de terceiros. Geralmente em nome de irmãos, pais e avós e muitas vezes sem necessitar do consentimento desse parente.
  • Contratos em branco: Essa é bem comum e acontece em vários lugares. A instituição pede que você assine um contrato em branco para acelerar o processo. Não preciso nem mencionar o perigo que é isso, não é? É como dar um cheque em branco assinado para um estranho. Não caia nessa!
  • Alteração na taxa ao fechar o empréstimo: Certifique-se de que a taxa que o atendente usou para fazer a simulação do empréstimo é a mesma do contrato. Uma pequena variação pode fazer um grande estrago.
  • Boleto para quitação antecipada: Pergunte se a instituição gera o boleto para pagamento antecipado. Algumas empresas dificultam esse processo porque a quitação antecipada garante um desconto para o credor. Certifique-se de que a empresa forneça esse boleto sem quaisquer problemas. Adicione ao contrato, se possível.

Outros tipos de golpe em empréstimos consignados

Além desses mencionados, ainda há outros tipos de golpes que você precisa ficar ligado. Eles não são menos frequentes e são igualmente perigosos e muito convidativos, como por exemplo as financeiras de fácil liberação de crédito. Tome cuidado com elas.

Devido a concorrência acirrada, é comum que as empresas tentam oferecer serviços melhores, mas nesse meio existem bastante falcatruas e estratégias, digamos, um pouco estranhas.

O empréstimo consignado tem inúmeras facilidades, mas também não é como ir na padaria comprar um pão. Geralmente (sem generalizar) essas financeiras usam a abordagem de rua. Se você já fugiu de alguém na rua te oferecendo dinheiro em 24 horas, continue fugindo!

Pode parecer antiquado, principalmente nessa nossa era da internet, mas ainda existem golpes por telefone. Um bem comum é o trote da Previdência Social e geralmente tentam enganar os aposentados. A Previdência Social não faz este tipo de serviço.

Crédito consignado confiável e seguro é com a BOMSIM

Nós, da BOMSIM, iniciamos suas atividades em outubro de 2008, com o compromisso de oferecer aos seus clientes informações claras e objetivas sobre as diversas alternativas de linhas de crédito disponíveis no mercado financeiro.

Hoje contamos com um grupo de mais de 50 colaboradores altamente qualificados, que realizam seus trabalhos com a máxima eficiência, agilidade, transparência e segurança para nossos clientes. A BOMSIM está presente em 4 cidades dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Atende também às suas respectivas regiões, ampliando substancialmente a área de cobertura de cada estabelecimento.

Atualmente a BOMSIM trabalha com servidores públicos ativos e inativos do Governo Estadual e Federal. Aposentados e Pensionistas do INSS, além das Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica). Buscando sempre novas parcerias junto às maiores e melhores instituições financeiras conquistando destacado espaço no mercado.