O que você precisa saber (e fazer!) antes de se mudar?

Se você pretende se mudar para outra casa esse ano, saiba que existem algumas pequenas coisas que você deveria saber antes de chamar o caminhão e colocar suas coisas dentro.

Toda mudança gera correria, estresse e bagunça. Mas isso é normal. O que não pode acontecer é passar disso. Por isso, essas dicas que vamos dar são muito importantes para você que deseja se mudar com segurança e sem grandes preocupações.

1. Pesquisa de imóvel e análise de bairro

É claro que antes de se mudar você fará uma pesquisa de imóveis que mais te agradará, mas você já pensou em pesquisar os arredores de tal residência? Um corretor de imóveis logicamente irá omitir os problemas e situações desagradáveis que poderá enfrentar. 

Por isso, o trabalho de campo é bom porque se tem uma ideia real de onde se planeja viver. 

Quais serão seus vizinhos, você pode confiar neles? Com que frequência fazem festa e até que horas vão essas festas? A rua é movimentada o sossegada? Existe alguma empresa próxima que libere resíduos ou gases? Como é o comércio, as escolas, a locomoção, as áreas de lazer? E a segurança, você pesquisou sobre a taxa de criminalidade do novo bairro?

Tudo isso é importante você ver e analisar antes de se mudar.

2. Empresa de Mudança

Certifique-se de que o caminhão suporta levar suas mudanças inclusive em dias de chuva. Procure contratar um caminhão com baú grande, embora seja um pouco mais caro, você economiza na quantidade de vezes que o caminhoneiro vai precisar ir e voltar. 

Veja também se o dono do caminhão tem um ajudante, senão chame algum familiar ou amigo para ajudar a colocar as coisas mais pesadas no caminhão.

3. Confirme dia e horário da mudança para a casa nova

É muito importante que os demais envolvidos na mudança tenham conhecimento da mudança para evitar qualquer eventualidade. Verifique hora e dia para que não haja nenhum tipo de impedimento ou multa, dependendo do lugar onde se vive e para onde se pretende mudar. Muitos condomínios têm seus horários e dias para mudança, possuem uma rotina, por isso é muito importante avisar e comunicar pessoalmente para que a recepção seja a melhor possível.

4. Comunicar interessados sobre o novo endereço

Comunique as empresas que lhe enviam correspondências antecipadamente sobre o seu novo endereço para que você possa recebê-las dentro do prazo. Verifique também com a companhia telefônica e de internet para que tudo já esteja instalado e disponível no novo endereço quando você chegar.

5. Transferência Escolar

Providencie toda a documentação antecipadamente, antes de realizar a mudança, porque depois da mudança haverá maior dificuldade em localizar os documentos necessários. Verifique junto à escola a data de transferência, disponibilidade de vagas para uma escola mais próxima possível da nova residência, e assim garantir o término dos estudos.

6. Encaixote seus pertences com antecedência

Embora seja um processo que dá muito trabalho, se feito com antecedência e organização ele fica mais fácil. Compre os materiais necessários, como plástico-bolha e fita adesiva e encaixote os pertences de um cômodo por vez. Assim, você não se esquece de nada. Comece pelo menos 30 dias antes de ir para o novo endereço, indo do que usa menos para o que usa mais. 

Atenção especial na hora de escolher as caixas! Supermercados e lojas costumam ter várias guardadas no estoque. Já pensou em ir lá pedir? Em geral elas são simplesmente destruídas, então dificilmente alguém vai se recusar a dar ao menos uma para você. Procure as caixas que transportam garrafas – aquelas que podem ter divisórias – porque essas são ótimas para colocar seus copos de vidro. Ao mesmo tempo, evite as que foram usadas no transporte de frutas, legumes e verduras, pois podem estar sujas ou com insetos.

7. Animais de estimação

Para evitar qualquer dor de cabeça durante a mudança, é melhor deixar os bichinhos na casa de alguém de sua confiança ou, se tiver condições, pagar um local adequado para animais. 

8. Organize bem o dia da mudança

Prepare alguns alimentos para o dia da mudança, a fim de alimentar a família antes, durante e após a mudança. Tenha frutas e outros alimentos rápidos e de boa digestão para que não comprometa o trabalho.

Separe também o que você pode precisar em uma emergência. Antes de começar a empacotar tudo, separe duas mudas de roupa, lençóis, o brinquedo preferido do seu filho e produtos de higiene pessoal. Como nunca se sabe a hora que você vai conseguir arrumar tudo, não custa nada se prevenir.

9. Separe o que vai para doação

Se nem tudo o que você possui irá caber na casa nova ou se você simplesmente quer se desfazer de algumas coisas, separe, procure uma família que precise e doe! Se tais coisas estiverem muito velhas, alugue uma caçamba ou simplesmente coloque na frente de casa.

10. Dê uma geral na casa nova antes

Pelo menos uma semana antes de se mudar, dê uma geral na casa nova. Comece limpando o teto, passe pelas paredes e janelas e finalize pelo chão. Assim você garante sua chegada com menos coisas para fazer, mais conforto e livre de bactérias e fungos que poderiam prejudicar a sua saúde, especialmente em imóveis mais antigos ou que estavam fechados por muito tempo.